Marketing Pessoal
Marketing
Pessoal é o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada,
que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal. Ou
seja, é um marketing voltado para as pessoas verem você com uma imagem bastante
positiva.
Muito mais do
que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que
irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva.
Em poucas palavras, podemos dizer que o marketing pessoal é atribuir valor a sua imagem.
Fonte Imagem: http://www.brandingmarcas.com.br/5-dicas-marketing-pessoal/
Dicas:
Ø
Aja com naturalidade
A primeira e
mais valiosa dica é ser você mesmo e agir naturalmente, qualquer que seja a
situação. Assim, se você é uma pessoa alegre e extrovertida, está tudo bem ser
assim também no escritório. Mas aqui vale fazer uma ressalva: isso não
significa adotar gírias ao travar conversas formais, tampouco gargalhar aos
brados dentro do ambiente de trabalho por ser essa a maneira como você interage
com sua família e seus amigos, por exemplo.
Ø
Seja pontual
Se você quer
fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais
que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos
de entrega. Então aprenda desde já a gerenciar melhor seu tempo e, de
preferência, acostume-se a chegar sempre com 15 minutos de antecedência a todo
e qualquer compromisso.
Ø
Adapte a vestimenta
Uma pessoa
adequadamente vestida passa muita confiança e uma ótima imagem pessoal. Então
leve isso em consideração sempre que for escolher o vestuário para ocasiões
profissionais. A dica aqui é se vestir de acordo com o cargo que almeja
alcançar. Se quer ser gerente um dia, por exemplo, observe como quem ocupa esse
cargo na sua empresa se veste e tente se aproximar do estilo, mas sem abrir mão
do seu toque. Mantendo sempre uma boa higiene pessoal, e mantendo as vestimentas sempre limpas e organizadas.
Ø
Tenha iniciativa
Investir em
marketing pessoal significa, dentre outras coisas, destacar-se na multidão. E
nada melhor nesse quesito do que demonstrar iniciativa. Assim, não espere que
os outros digam o que deve ser feito. Tome a frente e vá atrás,
preferencialmente buscando soluções para problemas que sequer ocorreram.
Ø
Procure se conhecer
Para que você
possa entender melhor os outros, é necessário, antes de mais nada, que conheça
a si mesmo. Então pare por um minuto e pense tanto nos seus pontos fortes como
nos fracos. Saiba exatamente o que você tem de bom a oferecer e efetivamente
ofereça, ao mesmo tempo em que aprende sobre os aspectos que devem ser
aprimorados, sabendo como administrá-los.
Um dos maiores
problemas do mundo corporativo atual e da sociedade como um todo está na nossa
extrema dificuldade em saber escutar o que os outros têm a dizer. Além do mais,
mostrar-se um bom ouvinte faz com que as pessoas tenham apreço e admiração por
você. Então aproveite a chance de aprender enquanto promove seu marketing
pessoal!
Ø
Atualize seus conhecimentos
Na era do
conhecimento, toneladas de novas informações, técnicas, teorias e metodologias
sobre absolutamente todas as áreas do conhecimento são lançadas no mercado
diariamente. Esteja sempre na vanguarda do conhecimento em sua área de atuação,
frequentando congressos, palestras e workshop, lendo publicações recentes,
matriculando-se em um curso de pós-graduação, MBA ou especialização. Além de
aumentarem seu conhecimento, fazendo de você um colaborador essencial à
empresa, essas atitudes ampliam significativamente seu Networking profissional,
fazendo com que seu marketing pessoal ultrapasse as fronteiras do ambiente de
trabalho.
Fonte dos Textos: http://blogespecializacao.fdc.org.br/7-dicas-de-marketing-pessoal-para-ter-sucesso-profissional/
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