Repositor de Mercadorias
O que faz ?
Organização,
conservação e precificação dos produtos. Faz o registro de entrada e saída de
mercadorias, tem controle dos níveis de estoque, solicitando a compra dos
materiais necessários para reposição.
Um dos principais cargos
dentro de uma loja varejista é o de repositor. Para que sejam observados
resultados positivos, o repositor deve colocar o produto certo, no lugar certo,
no tempo certo, na quantidade certa, ou seja, manter o produto disponível no
momento em que o cliente está disposto a comprar.
Para um bom retorno financeiro, o repositor deve conciliar de uma maneira correta a organização de seus produtos e o pronto atendimento ao cliente.
Para um bom retorno financeiro, o repositor deve conciliar de uma maneira correta a organização de seus produtos e o pronto atendimento ao cliente.
O Treinamento é importante ?
Os repositores precisam ser treinados sob
dois aspectos, segundo Daniel Gama, analista de RH da Coop: o técnico e de
atendimento. Segundo Gama, o primeiro envolve o abastecimento e o layout das
gôndolas. O gerente da loja ou um repositor já experiente no serviço podem
ensinar o novo funcionário. “O treinamento pode começar pelo layout. É preciso
explicar detalhadamente para aonde vão os produtos e como serão alocados. Ele
deve aprender quais itens (das categorias que está repondo) são os campeões de
vendas, para dispor na altura correta das prateleiras. Na linha dos olhos, por
exemplo, ficam os que tem maior saída”, explica.
É importante que o
repositor esteja sempre atento para não deixar formar buracos nas prateleiras.
Para facilitar a operação, principalmente se a loja for muito grande, a dica é
responsabilizá-lo por dois ou três corredores de produtos, no
máximo.
Os repositores também precisam aprender as técnicas de construção de pilhas promocionais (caixas, latas, sacos), para que possam montar e cuidar da reposição. “Quando o cliente pegar um produto do meio da ilha, por exemplo, ela não pode desmoronar”, alerta Daniel.
Os repositores também precisam aprender as técnicas de construção de pilhas promocionais (caixas, latas, sacos), para que possam montar e cuidar da reposição. “Quando o cliente pegar um produto do meio da ilha, por exemplo, ela não pode desmoronar”, alerta Daniel.
E, caso o estoque da loja
seja muito grande, o que requer uso de equipamentos, como empilhadeiras e
paleteiras, é necessário ensinar esses novos funcionários a pilotá-los, para
que possam transportar caixas de mercadorias até os carrinhos. Não esqueça que,
assim como os demais funcionários, os repositores precisam trabalhar dentro das
normas de segurança da categoria.
No que diz respeito a
atendimento, eles podem ser orientados a não deixar de atender a qualquer
solicitação no PDV. “Se o cliente estiver com problemas para achar um produto,
eles podem parar o que estão fazendo para levar o cliente até o corredor
procurado. Por isso, é importante que esses funcionários conheçam a loja de
ponta a ponta”, destaca Gama.
Por último, procure
ensinar os repositores a exercer um atendimento proativo, adiantando-se à
dúvida do cliente. “Se percebe que o consumidor está com dúvida sobre uma
mercadoria ou qualquer outra coisa, ele pode oferecer ajuda. Para isso, deve
estar informado sobre as características do produto que está repondo. Isso faz
toda a diferença com o cliente”, diz Gama.
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