Importância do Profissional de Vendas.





                            
A profissão de vendas é uma das mais antigas do mundo. Desde a existência do homem estamos sempre vendendo algum bem ou serviço a alguém. Vender é tão ou mais importante do que produzir, inventar ou criar produtos e serviços, envolve o domínio e a utilização de uma série de princípios. Por exemplo, há diversos estilos de vendas pessoais, alguns bastante plausíveis em relação ao conceito de Marketing e outros que fogem totalmente dessa convicção.

Houve o tempo em que a profissão de vendedor exigia pouco em função da escassez de recursos, monopólios e ausência de formas eficientes e distribuição dos produtos que temos hoje. Este panorama gerava o aparecimento de “paraquedistas”, pessoas que, por falta de opção, tentavam proceder como vendedores. Hoje é diferente, o mercado exige o “profissional”.Mas o que é vendedor? Existem diversas definições, inclusive Kotler e Armstrong ilustram bem a diversidade de nomes: Representantes de vendas, executivo de contas, consultores de vendas, agentes e outros. E também apontam os muitos mitos existentes, por exemplo: O vendedor é aquela pessoa de grandes sorrisos e paparicos, que falar muito e está sempre à procura de uma “vítima” para fazer uma boa venda.Na verdade, hoje em dia é bem mais complexo que isso. Vendedores precisam ser profissionais bem treinados e com o foco na criação de relacionamentos duradouros com os clientes da empresa as quais comercialmente representa, os diferenciando da concorrência.Deste modo, o treinamento é fundamental para auxiliar na capacitação do profissional de vendas através de troca de informações, experiências e ideias, na expectativa de um aprendizado mútuo e fornecendo incentivos pertinentes à postura adequada do vendedor, bem como técnicas utilizadas no ato da venda, como: Qualificação, Bom relacionamento interpessoal, Simpatia e Cordialidade, Comunicação, Paciência, entre outros.A postura e a apresentação do vendedor vão pesar na decisão final do cliente. Não se deve invadir o espaço do consumidor, mas é importante mostrar serviço e estar sempre disposto a ajudar. Tratar o cliente pelo nome, saber o que ele quer e oferecer outras possibilidades de compra são pontos que devem ser observados. Uma pós-venda bem-feita também é importante, pois pode assegurar uma futura compra.É importante que o profissional também conheça profundamente o produto/serviço que está sendo oferecido. Saber suas especificações, uso, aplicações e benefícios, assim como seus pontos fracos. É necessário saber que preço nem sempre é tudo, alguém sempre vai ter um preço melhor do que o seu, você deve usar de todo seu talento para encantar o cliente e o mais importante: Tudo se inicia com a carisma.

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