Importância do Profissional de Vendas.
A
profissão de vendas é uma das mais antigas do mundo. Desde a existência do
homem estamos sempre vendendo algum bem ou serviço a alguém. Vender é tão ou
mais importante do que produzir, inventar ou criar produtos e serviços, envolve
o domínio e a utilização de uma série de princípios. Por exemplo, há diversos
estilos de vendas pessoais, alguns bastante plausíveis em relação ao conceito
de Marketing e outros que fogem totalmente dessa convicção.
Houve
o tempo em que a profissão de vendedor exigia pouco em função da escassez de
recursos, monopólios e ausência de formas eficientes e distribuição dos
produtos que temos hoje. Este panorama gerava o aparecimento de
“paraquedistas”, pessoas que, por falta de opção, tentavam proceder como vendedores. Hoje é diferente, o mercado exige o “profissional”.Mas o que é vendedor? Existem diversas definições, inclusive
Kotler e Armstrong ilustram bem a diversidade de nomes: Representantes de
vendas, executivo de contas, consultores de vendas, agentes e outros. E também
apontam os muitos mitos existentes, por exemplo: O vendedor é aquela pessoa de
grandes sorrisos e paparicos, que falar muito e está sempre à procura de uma “vítima” para
fazer uma boa venda.Na verdade, hoje em dia é bem mais complexo que isso. Vendedores
precisam ser profissionais bem treinados e com o foco na criação de
relacionamentos duradouros com os clientes da empresa as quais comercialmente
representa, os diferenciando da concorrência.Deste
modo, o treinamento é fundamental para auxiliar na capacitação do profissional
de vendas através de troca de informações, experiências e ideias, na
expectativa de um aprendizado mútuo e fornecendo incentivos pertinentes à
postura adequada do vendedor, bem como técnicas utilizadas no ato da venda,
como: Qualificação,
Bom relacionamento
interpessoal, Simpatia
e Cordialidade, Comunicação,
Paciência, entre outros.A postura e a apresentação do vendedor vão pesar na decisão
final do cliente. Não se deve invadir o espaço do consumidor, mas é importante
mostrar serviço e estar sempre disposto a ajudar. Tratar o cliente pelo nome,
saber o que ele quer e oferecer outras possibilidades de compra são pontos que
devem ser observados. Uma pós-venda bem-feita também é importante, pois pode
assegurar uma futura compra.É importante que o profissional também conheça profundamente o produto/serviço que
está sendo oferecido. Saber suas especificações, uso, aplicações e benefícios,
assim como seus pontos fracos. É necessário saber que preço nem sempre é tudo,
alguém sempre vai ter um preço melhor do que o seu, você deve usar de todo seu
talento para encantar o cliente e o mais importante: Tudo se inicia com a
carisma.
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