Comunicação na Área de Vendas

Estar no
século XXI permite entender a comunicação a partir de um paradigma um pouco
mais humanizado. Por isso, digo, abra seu coração para o que vou falar: escute
seu cliente. Entenda o que ele realmente está pedindo. Tenha paciência porque
você está lidando com um ser humano. Use e abuse da empatia.
Falar bem
pressupõe comunicar-se bem. Realizar uma venda nada mais é do que um
profissional de vendas se apresentar, falar sobre o seu produto, as vantagens e
benefícios que o comprador terá em possuí-lo, fazer um bom fechamento,
acompanhar o trâmite de entrega, documentos, tirando dúvidas, mantendo um
relacionamento com o comprador, perpetuando uma interação comercial.
Na loja o vendedor também irá se
deparar com diferentes perfis de clientes, o que exigirá dele uma boa dose de
conhecimento do comportamento humano. Há clientes que não gostam de ser
abordados até terem decidido comprar. Uma abordagem direta e imediata tão logo
uma pessoa assim entra na loja irá espantá-la. Para um cliente assim o vendedor
precisa deixar o possível cliente examinar o produto e só abordá-lo quando
perceber que ele está olhando em volta em busca de auxílio.
É evidente
que para utilizar bem a comunicação na venda você precisará se dedicar ao
cliente. E, como dito no começo do texto, é preciso paciência, empatia e saber
escutá-lo. Mas, acima de tudo, lembre-se: você está lidando com um ser humano,
por isso comunicação é
fundamental!
Comunicação Assertiva
Bons líderes são bons comunicadores. Ser
um bom comunicador não significa apenas ter habilidade de um grande orador. É
necessário ter assertividade na hora de expor suas ideias. O bom comunicador
nunca dá margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os líderes de sucesso
são bons comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.
A assertividade é a capacidade de nos
expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros. Uma
pessoa assertiva é positiva, se demostra autoconfiante e sabe expressar sua
opinião de forma clara, o que gera um comportamento equilibrado e permite que a
pessoa identifique com segurança, quais são as ações mais adequadas para
determinado momento.
Fontes:
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