Comunicação na Área de Vendas

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Estar no século XXI permite entender a comunicação a partir de um paradigma um pouco mais humanizado. Por isso, digo, abra seu coração para o que vou falar: escute seu cliente. Entenda o que ele realmente está pedindo. Tenha paciência porque você está lidando com um ser humano. Use e abuse da empatia.

Falar bem pressupõe comunicar-se bem. Realizar uma venda nada mais é do que um profissional de vendas se apresentar, falar sobre o seu produto, as vantagens e benefícios que o comprador terá em possuí-lo, fazer um bom fechamento, acompanhar o trâmite de entrega, documentos, tirando dúvidas, mantendo um relacionamento com o comprador, perpetuando uma interação comercial.

Na loja o vendedor também irá se deparar com diferentes perfis de clientes, o que exigirá dele uma boa dose de conhecimento do comportamento humano. Há clientes que não gostam de ser abordados até terem decidido comprar. Uma abordagem direta e imediata tão logo uma pessoa assim entra na loja irá espantá-la. Para um cliente assim o vendedor precisa deixar o possível cliente examinar o produto e só abordá-lo quando perceber que ele está olhando em volta em busca de auxílio.

É evidente que para utilizar bem a comunicação na venda você precisará se dedicar ao cliente. E, como dito no começo do texto, é preciso paciência, empatia e saber escutá-lo. Mas, acima de tudo, lembre-se: você está lidando com um ser humano, por isso comunicação é fundamental!


Comunicação Assertiva


Bons líderes são bons comunicadores. Ser um bom comunicador não significa apenas ter habilidade de um grande orador. É necessário ter assertividade na hora de expor suas ideias. O bom comunicador nunca dá margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os líderes de sucesso são bons comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.
A assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros. Uma pessoa assertiva é positiva, se demostra autoconfiante e sabe expressar sua opinião de forma clara, o que gera um comportamento equilibrado e permite que a pessoa identifique com segurança, quais são as ações mais adequadas para determinado momento.


Fontes:




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