Conflitos De Gerações
Vivemos num ritmo crescente das novas tecnologias. Entre as
transformações causadas por elas, existem algumas rupturas entre as gerações.
As pessoas mais velhas não entendem as atitudes dos jovens de hoje. Estes, por
sua vez, consideram os mais velhos desconectados com a realidade do mundo atual.
Estamos numa época em que várias gerações convivem ao mesmo tempo e no mesmo
ambiente. Estamos
numa época em que várias gerações convivem ao mesmo tempo e no mesmo ambiente.

As novas gerações possuem muita informação, mas pouca
profundidade. Precisam adquirir outro tipo de conhecimento, o pensamento
crítico-reflexivo, algo em que a geração anterior pôde contribuir devido a sua
vivência. Os jovens, por terem fácil acesso a todo tipo de informação e domínio
da tecnologia, não podem desconsiderar o conhecimento dos mais velhos.
Os mais velhos, por sua vez, precisam ser humildes e aceitar a
necessidade de se adaptarem à nova realidade, sendo menos resistentes e mais
flexíveis ao novo e ao diferente.
Os mais velhos precisam dos mais jovens: de sua energia,
motivação, criatividade, informalidade, flexibilidade, rapidez, sua capacidade
de fazer várias coisas ao mesmo tempo, sua visão de um mundo sem fronteiras,
globalizando e do seu bom trânsito entre minorias.
Já os mais jovens precisam dos mais velhos: de sua experiência,
vivência, maturidade, conhecimento, reflexão, bom conselho, exemplo, direção,
esforço e resultados comprovados.
Empresas perdem produtividade em conflitos de gerações
Estudo revela que um em cada três funcionários admite que sua
companhia perde pelo menos 5 horas de trabalho semanais em conflitos entre
pessoas de idade diferentes.
Outros 54,45% afirmam que as diferenças de ideias entre
funcionários de idades diferentes consomem de 1 a 5 horas semanalmente em suas
organizações.
O dado é preocupante já que à maioria esmagadora dos respondentes
(91%) dizem que suas companhias empregam funcionários de pelo menos três
gerações diferentes. Mas, ao mesmo tempo, 79,99% deles afirmam que suas
empresas não têm um programa ou estratégia definidos para lidar com as
diferenças de idade da equipe.
Independente da faixa etária, os pontos que aparecem com mais
frequência na lista de queixas de uma geração em relação à outra são a falta de
experiência anterior, a resistência e a falta de vontade para inovar, a falta
de respeito, a falta de disciplina e de foco.
O que a empresa pode fazer?
Para proporcionar um diálogo eficiente entre as gerações, a
empresa precisa estabelecer uma cultura em que as diferenças sejam
valorizadas. Quem ocupa cargos seniores os mais velhos, na maioria
dos casos, por causa da experiência que tem o dever de entender os mais
novos.
Outro investimento que pode ajudar na hora de engajar gerações
diferentes é adotar um ambiente físico sem divisões.
“A proximidade entre as
pessoas favorece as conversas, a abertura, a transparência, a cooperação”.
“É
preciso ouvir as opiniões de pessoas de idades diversas. A Geração Y tem a
visão do novo, mas não tem maturidade para enxergar o todo como os mais velhos”
Ter opiniões diversas dentro de uma empresa é algo essencial para
que algumas mudanças aconteçam. Por isso, nem todo conflito entre gerações deve
ser visto como um problema. “Discordar de algumas coisas é saudável. O conflito
pessoal não é bacana, mas ter pontos de vistas diferentes é muito saudável. O
gestor tem que saber aproveitar essas divergências para crescer”
“É preciso ouvir as opiniões de pessoas de idades diversas. A
Geração Y tem a visão do novo, mas não tem maturidade para enxergar o todo como
os mais velhos”.
Imagem: https://goo.gl/MMZpV4
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