Marketing Pessoal


           Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal. Ou seja, é um marketing voltado para as pessoas verem você com uma imagem bastante positiva.

Muito mais do que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva.
Em poucas palavras, podemos dizer que o marketing pessoal é atribuir valor a sua imagem.

Fonte Imagem: http://www.brandingmarcas.com.br/5-dicas-marketing-pessoal/

Dicas:


Ø  Aja com naturalidade

A primeira e mais valiosa dica é ser você mesmo e agir naturalmente, qualquer que seja a situação. Assim, se você é uma pessoa alegre e extrovertida, está tudo bem ser assim também no escritório. Mas aqui vale fazer uma ressalva: isso não significa adotar gírias ao travar conversas formais, tampouco gargalhar aos brados dentro do ambiente de trabalho por ser essa a maneira como você interage com sua família e seus amigos, por exemplo.

Ø  Seja pontual
Se você quer fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega. Então aprenda desde já a gerenciar melhor seu tempo e, de preferência, acostume-se a chegar sempre com 15 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso.

Ø  Adapte a vestimenta
Uma pessoa adequadamente vestida passa muita confiança e uma ótima imagem pessoal. Então leve isso em consideração sempre que for escolher o vestuário para ocasiões profissionais. A dica aqui é se vestir de acordo com o cargo que almeja alcançar. Se quer ser gerente um dia, por exemplo, observe como quem ocupa esse cargo na sua empresa se veste e tente se aproximar do estilo, mas sem abrir mão do seu toque. Mantendo sempre uma boa higiene pessoal, e mantendo as vestimentas sempre limpas e organizadas.

Ø  Tenha iniciativa
Investir em marketing pessoal significa, dentre outras coisas, destacar-se na multidão. E nada melhor nesse quesito do que demonstrar iniciativa. Assim, não espere que os outros digam o que deve ser feito. Tome a frente e vá atrás, preferencialmente buscando soluções para problemas que sequer ocorreram.
Ø  Procure se conhecer
Para que você possa entender melhor os outros, é necessário, antes de mais nada, que conheça a si mesmo. Então pare por um minuto e pense tanto nos seus pontos fortes como nos fracos. Saiba exatamente o que você tem de bom a oferecer e efetivamente ofereça, ao mesmo tempo em que aprende sobre os aspectos que devem ser aprimorados, sabendo como administrá-los.

       Ø  Saiba ouvir
Um dos maiores problemas do mundo corporativo atual e da sociedade como um todo está na nossa extrema dificuldade em saber escutar o que os outros têm a dizer. Além do mais, mostrar-se um bom ouvinte faz com que as pessoas tenham apreço e admiração por você. Então aproveite a chance de aprender enquanto promove seu marketing pessoal!

Ø  Atualize seus conhecimentos
Na era do conhecimento, toneladas de novas informações, técnicas, teorias e metodologias sobre absolutamente todas as áreas do conhecimento são lançadas no mercado diariamente. Esteja sempre na vanguarda do conhecimento em sua área de atuação, frequentando congressos, palestras e workshop, lendo publicações recentes, matriculando-se em um curso de pós-graduação, MBA ou especialização. Além de aumentarem seu conhecimento, fazendo de você um colaborador essencial à empresa, essas atitudes ampliam significativamente seu Networking profissional, fazendo com que seu marketing pessoal ultrapasse as fronteiras do ambiente de trabalho.








Comentários